Brasil & Mundo

Campanha ‘Esquenta Niterói’ entrega 1,5 tonelada de doações

Nesta sexta-feira, 25 de agosto, é comemorado o dia do soldado. Não poderia haver melhor data para a entrega de todo o material arrecadado na primeira edição da campanha “Esquenta Niterói”, idealizada pela Arquidiocese em parceria com o 12º Batalhão de Polícia Militar. Cerca de uma tonelada e meia de agasalhos, roupas e cobertores foram arrecadados durante quase dois meses de campanha.

“Em algum momento surgiu a ideia e houve a oportunidade de firmarmos essa parceria. O meu negócio é preservar a ordem, a segurança pública, mas em 27 anos de serviço,  percebi que só a PM não vai resolver. Descobri que a corporação tem uma enorme capacidade de mobilizar as pessoas. Somos todos soldados e a essência de cada soldado é servir, proteger e salvar” , disse o coronel Márcio Rocha, comandante do 12º BPM, bastante emocionado.

A entrega aconteceu durante a manhã na creche Dom Orione, localizada na igreja histórica de São Francisco Xavier, no bairro que leva o mesmo nome. As 150 crianças que são atendidas pela entidade fizeram uma bonita apresentação em homenagem aos soldados brasileiros.

Raphael Costa, coordenador da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Niterói, se surpreendeu com o sucesso da campanha, que teve pouco tempo para promover os pontos de coleta espalhados por todo o município. “Foi muito bom perceber o quanto Niterói pode ser solidária, que o povo tem uma capacidade incrível de se mobilizar para ajudar ao próximo em tão pouco tempo. Agora já estamos pensando na próxima campanha”, garantiu.

Dezenas de caixas e sacolas cheias de doações foram distribuídas entre as seis pastorais da Arquidiocese, que atendem a mais de 600 pessoas em vários pontos do município. O comandante do 3º Grupamento de Bombeiro Militar de Niterói, Coronel Renato Grigorovski,  também prestigiou o evento. “Vamos cada vez mais juntar pessoas para aumentar as arrecadações futuras. O sorriso das crianças e das famílias que vão receber as doações não tem preço”, concluiu o comandante, que foi um dos mobilizadores do projeto. A Secretaria de Ordem Pública (SEOP), a Guarda Civil Municipal, o projeto “Anjos da Rua” e o Rotary Clube de Niterói também estiveram presentes durante a entrega.

A parceria deu tão certo, que o grupo já tem outra campanha pela frente: arrecadar brinquedos para o dia das crianças. “Estamos empolgados com essa nova missão. A campanha já tem até nome...se esta foi batizada “Esquenta Niterói” a próxima será “Brinca Niterói” , adianta o coronel Márcio Rocha.

< Cidade Sustentável? Sim, temos! Definidos os grupos da UEFA Champions League; dois grupos da morte e promessa de grandes jogos <